sexta-feira, 24 de julho de 2009

Análise de Keep Going e Filosofia como remédio para o desemprego.

Bem como prometido estou vino aqui para analisar ou melhor tentar traçar um panorama, entre as duas obras lidas por mim.Bom , tendo em vista que as duas obras me tocaram de forma diferente, uma de maneira positiva e outra digamos assim não tão positiva, pode ser que puxe uma tendencia para uma, mas nada de ficarmos rodeando, enrolando e vamos logo ao aque interessa, as Duas obras partem de uma premissa em minha modesta interpretação, ambas procuram te mostrar como lidar com perdas, seja ela qual for, no caso de KEEP a perda utilizada como start para o Livro é a perda do Pai por parte do autor Jeremy Marshall e de Filosofia é a Perda do Emprego, só que em tese Filosofia é apresentado de forma superior ao primeiro, pois se utiliza de um texto em que o autor procura inserir sua experiencia com pensadores filosóficos para se adequar e entender a nova realidade que se apresenta para ele e com isso de certa maneira, saber lidar com as angustias e ansiedade criadas em seu ser, já KEEP o autor utiliza a figura do Avo VElho Falcao que atraves de reminiscencias de seu passado, procura passar para Jeremy caminhos para que ele possa entender o processo da perda como sendo a vida , assim mesmo, com seus altos e baixos, mas para mim KEEP comete um erro crucial, se utiliza de muito cliches em metaforas indígenas, e Filosofia em realidade se utiliza de fatos de como os Pensadores poderiam ajudá-lo naquele momento e consegue o autor, traçar um ótimo paralelo, Filosofia em sua proposta mostrou-se mais eficaz, pois mostrou de maneira eficiente como Jean LOUIs Ciennai, autor da obra, lidou com seu problema , ele não tenta te convencer de que o método utilizado por ele, será eficaz caso voce o queira seguir, ele simplesmente coloca a história de como ele procurou tratar o problema, ou seja a experiencia que serviu para ele , pode não servir para outro ou até pode auxiliar, mas ele coloca de maneira muita clara, no tocante a mim, que o que ele viveu foi uma experiencia dele, a forma como ele procurou encarar e entender sua realidade, mas KEEP pevca no sentido de que o autor usando de cliches baratos, em forma de parabolas indígenas, procura te convencer que se vc escolher o caminho que ele escolheu, que tudo dará certo, sei que ao Fim o objetivo de ambos é que vc saiba que por mais dificil que possa te parecer as coisas podem até dar certo , mas um o Filosofia não te impoe isto como verdade absoluta e Keep procura te impor isto, acho que ambas as obras cumpriram em mim um objetivo, um de forma mais prazeroza e outro nem tanto, um eu queria acabar de ler logo para me livrar daquela chatice e outro ao contrário eu queria chegar logo ao fim, por curiodidade em saber como seria o seu final, o outro na primeira página eu já sabia como terminaria, o Filosofia eu não previra, era para mim muito desconhecido, um mostrou-se real dentro do mundo real ,e outro mostrou-se falso dentro da realidade vivida.Mas ao fim de tudo é que cumpri meu dever , de conseguir ler até o final ambos e poder ter vivido estas sensações, em realidade por algum motivo KEEP no dia que o comprei junto com Filosofia, tinha algum proposito nem que fosse gastar um tutu a mais que no momento anda dificil de ter na carteira, para poder traçar esta análise simples e colocá-la aqui no Blog, pois fazia tempos que não escrevia nada, então está tudo certo, no momento estou lendo outra obra, de um assunto que também gosto que é finanças, mas apesar de estar achando a obra interessante, não o estou lendo com a regularidade que deveria, alterno momentos de leitura intensa , com outros , eme que ele fica ali por um ou dois dias largado num canto, mas isto é assunto para outro post.
Tenham uma ótima sexta e lembrem-se que hoje é dia de se beber um bom vinho, quem gosta, quem não gosta que pelo menos tenha hoje uma ótima companhia, nem que seja a de um bom livro.

Um comentário:

Ricardo disse...

Compadre:
Vi que o livro marcou mesmo. Até na comparação com o outro que, em princípio, poderia ter mais a ver com sua área de atuação - empresarial -, o livro de Filosofia ficou em destaque.
Gostei. E o divertido "O passeio do cético", já encomendou? Não acho que o vá encontrar por um preço mais em conta do que esse que você me disse. De qualquer forma, o meu livro está à sua disposição... é só pedir.