sábado, 18 de julho de 2009

Sobre Filosofia como Remédio para o desemprego....

Bem é chegado o momento de se falar sobre Filosofia como remédio para o desemprego, de Jean Louis Ciennai, ao contrário de KEEP GOING, este eu li com enorme prazer , foi uma leitura bem rápida, mas com vontade de chegar a última página pela curiosidade de como seria seu final, o livro em questão me foi indicado pelo Compadre e amigo Ricardo que o encontrou num sebo, só que o livro foi publicado em 2009, o que convenhamos é um publicação muito recente para estar num local de vendas de livros usados e geralmente um pouco mais idosos que estes, lógico que num exercicio de achologia, Ricardo o deve ter achdo num sebo, pois alguém que se encontrava desempregado o comprou pensando que o livro era sobre auto ajuda, hehehehehehe, uma tese da minha cuca é claro, e para alfinetar o KEEP GOING, bem o autor da obra Jean Louis,é um ex diretor de Comunicação de uma Empresa Aerea que se encontra desempregado e encontra na Filosofia e nos filosofos , a forma de encontrar conforto para suas angustias , o livro é bom do inicio ao fim, o autor para cada Filosofo que cita traça um paralelo com sua situação e seu momento , não vou citar os filosofos citados pelo pai da obra, mas como exemplo cito Diogenes o filosofo cinico, que vivia nas ruas da Grécia antiga e o autor usa o exemplo de Diogenes para se contextualizar dentro de sua situação, o livro narra os dramas pessoais dos Filososfos e dele autor, é um excelente exercicio de leitura, um texto muito bem escrito e com idéias muito claras e bem definidos, e o fato de eu ter gostado tanto da obra, além da qualidade da mesma, pode ser que seja porque apesar de viver uma situação parecida com a do que o autor vive que é angustia da inatividade, ela não serve apenas para quem está desempregado, é um livro que serve para quem está vivendo diversos problemas existenciais, é claro que o autor não quis se prender ao ema do desemprego, ele utilizou esta temática, para poder passar o que sentia o que vivia, e soube muito bem encaixar em cada capitulo os filosofos que citou, realmente é uma das obras que mais gostei de ler nos últimos tempos, é claro que não sou tão rato de leitura como desejaria ser, mas dentre os poucos livros que li, que dentro da média nacional são até muito bons, pois infelizmente o Brasileiro não tem o hábito de ler muito, prefere ficar sentado a frente da televisao, esperando ver ou ouvir , o que poderia estar lendo num bom livro ou até mesmo num péssimo livro, Filosofia como remédio para o desemprego, cumpre o seu papel de fazer com que o leia se prenda na narrativa abordada, como foi bom te-lo lido, e espero que em breve possa encontrar um novo livro tão bom quanto este, no momento estou lendo um outro livro que nada tem a ver nem com o Tema de KEEP GOING e do Filosofia, leio um de finanças, bom também, mas sinto que o estou arrastando um pouco mais do que deveria, pois li o Filosofia com tanto prazer e gostei tanto, que infelizmente posso ter causado um falsa expectativa sobre o atual, pois por mais fascinante que seja a história do Financista abordado no livro que leio atualmente, a obra de Jean Louis me apaixonou de forma avassaladora que estou dando gelo neste outro amor as finanças, com medo quem sabe de trair minha nova paixao que possa estar surgindo que é a Filosofia.
Bem fico por aqui e prometo tentar traçar um comparativo entre KEEP GOING e Filosofia como remédio para o desemprego.

2 comentários:

Ricardo disse...

Compadre:
Gostei muito de saber que a minha sugestão de leitura foi aceita e que se tornou, inclusive, um dos seus livros preferidos nos últimos tempos.
Como você bem observou, o livro traz no título uma referência ao desemprego, mas suas "lições" servem para qualquer situação de angústia existencial.
O melhor de tudo é que o autor consegue "envolver" o leitor no mundo filosófico, sem fazer disso uma teoria "chata". No seu caso, o envolvimento foi tão "legal" que você fala no surgimento de uma "paixão".
Ao lado desse, acho que alguns dos outros que, de vez em quando cito no meu blog, podem ir alimentando a sua paixão.
Ah... já tenho algumas informações sobre as aulas do professor Leandro. Depois passo para você.

mundy disse...

Bem fico no aguardo das informaçoes, sobre livros li em seu blog que esta lendo Passeio de uma cético comprou onde,vi no submarino no preço de 23,00, caso tenha comprado mais barato me informe o local.