sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pessoa.......

Bem este post é em homenagem a Maria, não a conheço pessoalmente , mas sei que deve ser de Terras lusitanas, Mas Maria com certeza tu és Pessoa de alta estirpe, pois pelo gosto literário e a indicação demonstram sua cultura, em deferencia a Vossa Pessoa, escrevo estas linhas em que irei tentar explicar a Vossa Senhoria o meu entendimento sobre o Poema de pessoa a Tabacaria, escrito em 15 de janeiro de 1928 por seu heteronimo Alvaro Campos, belas palavras no Poema, em que muitas estrofes me identifiquei, quem sabe não seja a hora de ler mais, me aprofundar em literatura mais qualificada, não sei se sou capaz de entender Pessoa, pois não possuo a genialidade do Fernando Pessoa, o que talvez , mas muito de longe me aproxime do Poeta seja que tambem tenho Fernando como nome, mas longe de mim poder me imaginar ser um genio do calibre do Original, nem genérico poderia me atrever a ser, hehehehehe, nem nos mais loucos devaneios de meu ser poderia me aproximar do que foi e o que representa o Poeta para quem gosta das letras, só sei que neste mundo globalizado de hoje, pessoas como o Poeta fazem falta. Abaixo um trecho que me identifiquei:

Não sou nada.
Nunca serei nada
Não posso querer ser nada
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Bem esta estrofe me marcou profundamente, pois é o que penso de mim atualmente, em que minha mente de forma tremandamente pertubada não faz com que veja a vida de maneira positiva, sinto que posso estar passando por esta vida que nos é tão curta de forma a não aproveita-la da maneira que me é apresentada e tentando resolver meus conflitos internos e externos me encontrar comigo mesmo, para que minha existencia neste mundo terreno não seja um longo desperdicio de talento que existe dentro de mim e que tão loucamente as adversidades da vida tem procurado me derrotar , por mais que eu não aceite a derrota, ela se instalou em minha psique, me transformando num farrapo humano a vagar atras de Luz, pois as trevas tomaram conta de meu ser, não aceito para mim este traço de que deva aceitar que tenha vindo a este mundo para sofrer, a dor que sinto em ter consciencia que estou me destruindo, não me força a procurar o caminho certo para minha estrada, sou hoje um veiculo desgovernado na imensa auto estrada da Vida, mas se existe força superior a nos guiar, que seja apenas a consciencia de que nesta vidas não vim a passeio, que eu me encontre, que encontrem a mim, e que simplesmente eu deixe a amargura da minha existencia , para vislumbrar quão doce podemos transformar nossa caminhada.

Em homengaem a amiga além d"mar Maria.

Abraces

Fernando Mundy

4 comentários:

Maria disse...

Senhor Mundy!
Antes de mais obrigada pela homenagem, não precisava tanto...rs
De qualquer forma e retomando Pessoa , certamente que constatará que não será só o nome que têm em comum e essa passsagem desse poema, considerado um dos mais belos do mundo, há muito mais. Pessoa conseguiu juntar nos seus heterónimos tudo aquilo que um ser humano é. Umas vezes estamos depressivos e revoltados como Álvaro de Campos, outras ingénuas e felizes que nem crianças como Caeiro, outras introspectivos e filosóficos...enfim. ler Pessoa é muito mais que uma simples leitura é viajar dentro de nós, espreitar cada canto de nosso ser. De qualquer forma sou suspeita ao falar dele porque ele é simplesmente o meu poeta preferido.
Penso que gostará desta ode de Ricardo Reis, depois me dirá.

NÃO SÓ QUEM NOS ODEIA OU NOS INVEJA


"Não só quem nos odeia ou nos inveja
Nos limita e oprime; quem nos ama
Não menos nos limita.
Que os deuses me concedam que, despido

De afetos, tenha a fria liberdade
Dos píncaros sem nada.
Quem quer pouco, tem tudo; quem quer nada
É livre; quem não tem, e não deseja,
Homem, é igual aos deuses".
Agora vou...porque a vida pulsa lá fora e eu quero agarrar o momento.
Maria

Fê Mundy disse...

Muito Obrigado pela visita, apareça sempre que puder, gostei da Ode, bem como disse que faz muito frio na sua Terra, aqueça se com um Bom tinto, sua terra possue maravilhosos vinhos, de preferencia acompanhada de uma boa leitura,não indicarei Titulos pois não sou tão literato quanto Vossa pessoa, de qualquer modo fique na Paz e
Abraces
Mundy

Ricardo disse...

Eu sou suspeito para falar da Maria e do Pessoa, pois tenho admiração por ambos. E se o Mundy tem em comum o pré-nome Fernando com o Pessoa, eu não fico para trás, pois sou xará do Ricardo Reis - um dos heterônimos pessoanos.
Agora veja, Fernando, o que faláramos sobre a felicidade e o sucesso, nas palavras de Pessoa... ou Ricardo Reis.
"Quem quer pouco, tem tudo; quem quer nada é livre; quem não tem, e não deseja, homem, é igual aos deuses".
Lembrando que, como dizia Platão, o desejo é pelo que falta - e sempre nos falta algo - e que Freud dizia que o homem é essencialmente desejo, acho que nunca seremos "deuses". Mas, pelo menos, homens menos estressados poderemos ser se buscarmos a felicidade sem confundi-la com o sucesso.

Fê Mundy disse...

Verdade Ricardo a felicidade não está atrelada ao sucesso, concordo com o amigo, desejo ser feliz e para isto não quer dizer que deva ter sucesso, pois a felicidade depende de como vc se porta diante do que julgue o que é ser feliz, em recente pesquisa, não recordo o lugar e país, mas pela foto parecia ser algum país africano, em que as pessoas da foto, passavam extrema pobreza, mas na pesquisa foi indicado que era o povo mais feliz do mundo, então concordo com meu amigo que Felicidade de fato esteja atrelado a sucesso, eu amigo ando numa fase que estou muito infeliz, não consigo suprir o que esperam de mim e isto muito me entristece, o tratamento que sabes que estou fazendo surte efeito por alguns momentos,mas em outros me quedo diante dos problemas.