sábado, 6 de dezembro de 2008

Complementando o post anterior.

Bem dando uma lida no Post anterior, vi que eu escrevi muito mais sobre não crer em DEUS e pouco sobre crer em Deus, ou seja apenas dei meus motivos que me levam a não crer, então fazendo uma tentativa de passar o outro argumento, é que voltei para escrever sobre o porque de acreditar em DEUS, olha não sei se minhas idéias serão claras quanto a isso, pois no outro post escrevi muito sobre a negação, então é hora de escrever sobre a afirmação, eu quero criar a dualidade, eu quero passar a idéia que esteja em transição de um para o outro , ou do outro para o um, se bem que confesso que é mais fácil falar da negação, hehehehehehe, como sempre dúbio, olha essa parada de escrever é ótimo, a gente se solta mesmo, que faceta minha, te descoberto o barato de escrever, cheio de erros , mas estou escrevendo, e lógico enrolando, está é minha intenção, mas não é legal, não posso confundir meus poucos leitores, Ricardo, Maria e Luiz Guilherme, se bem que este ainda não le né só fic no meu colo fingindo que le, heheheheehe.Bem já enrolei muito então lá vai, porque tem hora que acredito em DEUS, pois fui criado desta forma, a crer que DEUS está presente em nossa vida, que todas as atitudes que tomamos tem a presença de DEUS, que sem ele não se chega a lugar algum e principalmente a gente acredita em DEUS, pois nos foi ensinado que o Mundo foi Criado por ele, que ele nos deu o livro arbitrio e por isso a explicaçao que nos dão de tudo que ocorre de bom ou ruim, é pelo Dom que ele nos passou de escolhermos o nosso caminho, se bem que o ruim nunca é escolha dele é do nosso livre arbitrio, então gente somos levados para a IGREJA e clamar por DEUS, pois de fato quando voce entra naquela atmosfera , um transe toma conta de Voce, exigem Fé em Voce para que as coisas aconteçam, e então acreditamos em DEUS pois muitas coisas que nos fogem a razão da compreensão atribuímos ao Fato do Criador ser o Sindico de tudo, é amigos vivemos num Grande Condominio, em que o Sindico fica lá do alto indicando, este vai ser bom , aquele ruim, olha sinceramente eu acredito que não seja assim, não pode ser assim, não tem como explicar, pois como nos ensinam na Escola e na Vida, DEUS só nos escolhe coisas boas, as ruins quem escolhe é vc por causa do livre arbitrio, então acreditamos em Deus por diversas razoes emocionais , e porque usamos Crença nele para nos confortar, de forma que somos criados a pensar sempre que foi DEUS que quis assim, mas não pode ser, se existe um Criador do Universo e se ele é DEUS, duvido que seja assim, pois as religioes nos fazem crer que existe isso, Um DEus abençoador e outro punidor, não há , olha por mais que eu creia no Divino, não entra na minha cabeça, sei que tentei passar uma mensagem positiva de crença em DEUS, mas fui levado ao outro caminho, não posso acreditar ,acho que somos usados como massa de manobra de quem nos comanda, Governa para crer em DEUS, pois isto conforta e nos conforma para o que vemos de errado, por exemplo o que se ve mais é politico corrupto e todos eles se mostram bastante religiososos e crentes em DEUS, roubam a vontade, mas acreditam em DEUS e com isso dizem se salvam da punição, olha eles se salvam da punição pois compram quem os deveria punir, pois se DEUS existe o lugar deles deveria ser reservado a cadeia, mas tudo bem, o que se ve mais no mundo é briga de poder, ganancia desenfreada e muita gente passando fome por causa da sede de poder dos homens, e DEUS permite tudo isto em nome do Livre arbitrio, ora gente, fica dificil, que a gente procure acreditar em DEUS para nos confortar diante das injustiças da vida e do mundo, tudo certo, mas não dá para acreditar que se ele existe , porque há tanto sofrimento na face da Terra, mas aí poderão me dizer, é que a vida terrena é para pagar nossas dividas com o passado de outras vidas, e que numa proxima vida quem passou por aqui irá pagar pelos erros cometidos e quem acertou terá uma melhor evolução, tá tudo certo , tá tudo bem e aqui não paga não, então desculpe pelas minhas duras palavras, mas não consegui passar a mensagem de Acreditar em DEUS, devo ter chocado quem acredita, mas pouco tenho poucos leitores, então o choque vai ser menor, mas um deles eu sei que não acredita em DEUS, a outra eu não sei, mas os que podem estar me lendo Virtualmente por aí né, pois virtual não tem dono né, heheheheheheeh, viajando legal, é bom que exprimo meus pensamentos bons ou ruins , aqui eu faço minha terapia, tento passar minha mensagem, e fico em Paz com o meu ser.Bem um abraço para quem acredita e para quem não acredita, pois de fato o que importa é estarmos de bem com nossa escolhas.Fiquem na Paz.

14 comentários:

Maria disse...

Ainda não li o que escreveu...
mas deixo aqui um comentário a Ricardo e a sua descrença...Prometo que leio...prometo.
Uma pergunta o vosso tempo é bem maior que o meu, o dia aí tem 36 horas? Ah...ok...rs Durmo mais e,depois, tenho a casa toda para limpar, arrumar ...aí a grande diferença...rendo-me.
Quanto à existência de Deus ou não…Essa será uma questão que nos irá acompanhar sempre e independentemente do espaço e do tempo, sempre existiu Mesmo os nossos antepassados já tinham preocupações dessas, pelo menos a crença na vida para além da morte já existiria senão porque o hominídeo – homo sapiens- há 200 mil anos A.C.já enterraria os seus mortos em posição fetal e com comida a acompanhar? Ou porque milhares de anos mais tarde-8000 A.C.após terem descoberto a agricultura construíram os monumentos megalíticos? Todos eles , de alguma forma ligados aos deuses Certamente e como o nome indica (mega-grande+ lithos –pedra)que seria uma tentativa de chegar ao céu, onde estaria a divindade que eles adoravam…afinal era lá que estavam os astros, era de lá que aparecia a chuva, a neve, então era para lá que olhavam e era para lá que faziam os seus pedidos.
Os Egípcios (entre 3500ª 500 A.C.) inventaram deuses diferentes certamente , mas certamente ligados àquilo que os preocupavam : o rio Nilo(que corria inexplicavelmente de sul para norte), Osiris(deus do mundo dos mortos) , outros deuses com corpo humano e cabeça de animal…enfim…
Chegam os hebreus, o 1º povo monoteísta
Eis senão quando chegámos à Grécia, novamente lá bem no alto num local acima das nuvens, onde os humanos não vissem (monte Olimpo) estavam eles, refastelados com poderes ilimitados, mas iguaizinhos a nós. A Grécia foi tomada pelos romanos que adoptaram os mesmos deuses apenas lhe dando outros nomes até que aparece o cristianismo difundido, paulatinamente por todo o império, destronando o politeísmo , o paganismo…
Afinal passaram apenas 2000 anos, ainda estamos eivados com este Cristo , também antropomórfico, mas imortal . Um Cristo que aparece para salvar os oprimidos, acabar com a escravatura, defender que todos os homens são iguais num mundo onde impera a desigualdade. Afinal também ele morreu, mas ressuscitou e foi para o céu, onde está sentado À direita do pai…mais uma vez o céu…
Não sou nada, embora tenha todos os sonhos do mundo como escreveu Pessoa, fico-me num agnosticismo mais por ignorância do que por convicção. Penso que todas as religiões na sua versão mais pura são semelhantes, mas tb vejo essas religiões na sua versão mais fanática adulterar os seus fundamentos: matando, usando a força, impondo, humilhando, amedrontando, infligindo dor…
Deixo-vos com uma frase de Marx”A religião é ópio do povo”

Maria disse...

Fico um pouco confusa com esta história dos blogs.
Penso que deverá chegar alguma mensagem a vcs se alguém escreve, a mim é que não chega nada. Se quero saber se um de vossas senhorias me escreveu tenho de ir ver tudo o que se torna moroso. Coisa que me falta aqui é tempo. Há alturas que começo a escrever e so abruptamente interrompida, ou pelas refeições que se estão a queimar, ou por minha filha , ou meu marido.
Então, solução para o meu minusculo problema, alguém tem?

Maria disse...

Outra coisa, quando o senhor Mundy disse que a ninguém importava os seus problemas , senti-me como o Calimero(espero que algum de vós tenha visto esses desenhos animados, ou estou tramada...rs) Ele sempre dizia "it is an injustice, it is". Certamente que posso falar pelos 2:a sua amizade com o senhor Ricardo vem das calendas, quantas vezes ele o escutou, quantas vezes ele tentou, com o senhor ,resolver os seus problemas? Quanto a mim, sou uma leitora recente, impossível competir com uma amizade de quase 3 décadas, mas gosto de o ler.
Sua escrita é muito viva ela retrata seus pensamentos e eles parecem um cavalo à solta…daí a falta de pontuação…Seus pensamentos parecem jorrar como uma fonte em épocas de chuva intensa . Isso é bom, mas para quem o lê , meio complicado de o fazer. Se conseguisse domesticar esse cavalo ,resolver esse problema que tem com a pontuação …SE não levar a mal dar-lhe-ei um conselho, tente ,antes de publicar o que escreve no blog, ler e verá que ficará , muitas vezes, sem folgo ao tentar fazê-lo . Repare que a pontuação flui naturalmente, verá que é muito mais fácil. Há regras sim, mas essas irá aprender de forma natural, basta para isso observar a forma como o senhor Ricardo escreve e certamente que ele o ajudará sempre que tenha dúvidas, ele parece comer não só livros ao pequeno almoço, como também ser uma enciclopédia ambulante…rs. Espero que não leve a mal esta minha ousadia de o corrigir.
Agora vou ler o que escreveu e depois “atacar” no almoço e na arrumação da casa.Tenha um lindo dia, porque eu estou cheia de “inveja” do tempo daí. Aqui chove intensamente e faz frio…óptimo para quem gosta, como eu, de estar em casa .
Maria

Fê Mundy disse...

Bem Maria, sobre a questão dos blogs, eu gosto de escrever em blog, é um formato que neste mundo globalizado se torn importante instrumento de comunicação, inclusive empresas estão montando blogs dentro de seus sites, por notarem que esté é um canal de comunicação bastante eficiente, eu atualmente invisto de fato muito tempo de minha vida na internet, não preciso cuidar de casa e nem saberia como fazer, mas tenho projeto de montar empresa virtual, pois é uma tendencia que tende a crescer, passo muito tempo pesquisando, sou analfabto em mundo digital, mas já melhorei muito, e me encanta o fato de poder conversar com v em Portugal, como se estivesse aqui ao meu lado, bem fico feliz com suas visitas, vc memsmo não lendo o que escrevi é sempre boa presença e edifica meu Blog, tenho poucos leitores, mas são de qualidade, hehehehehee, bem fico por aqui por não querer tomar mais Vosso tempo.
Sds
Mundy

Fê Mundy disse...

Sobre sua colocação quanto ao fato da minha dificuldade em ler meus textos, por falta de pontuação, de fato é uma coisa que devo corrigir, já tentei para ler , antes de publicar, mas como disse sou um cavalo solto e chucro, hehehe, adorei sua expressão, tento domar este meu impeto, mas percebi que perco minha impulsividade ao rever meus textos, pois solto meus sentimentos e por mais paradoxal que possa parecer, eu me sinto impotente ao tentar corrigir meus defeitos de escrita, sei lá, levo o seu conselho muito a sério e dos outros, mas esta minha essencia escrever solto, parece que algo me segura para tentar corrigir a falha, prometo que vou tentar melhorar, pois de fato para quem le é ruim e causa desinteresse em acompanhar meus escritos,Mas peço mais uma Vez perdão pelos erros que cometo, é que na verdade pensei que não teria leitores, hehehehehehe, pensei que só eu teria coragem de ler as baboseiras que escrevo, hehehehee.
Bom Almoço, aqui ainda estamos na hora do café da manhã.E mande um pratinho para mim.

Fê Mundy disse...

Claro que não serve como desculpa, mas saramago tem um jeito próprio de colocar acentuação e pontuação, mas isso não me dá o direito de querer criar um outro estilo, pois Português nossa Lingua Pátria, não é para servir de experiencia gramatical e assassinato de nossa Lingua, e ainda mais que não possuo a genialidade de Saramago, e sou um simples blogueiro com pretensoes de passar sua idéia, mas como disse antes vou procurar me corrigir.
SDS
Mundy

Maria disse...

Vou agora fazer o almoço, Volta e meia espreito aqui.
Gosto de que escreve, calculo que espelhe a miscelânea que sua alma sente neste momento
Mas, me diga o que significado tem as siglas SDS?Não apanhei essa.

Fê Mundy disse...

Bem Cristina ou Maria, SDS significa Saudações é que na pressa , eu abreviei a palavra, bem gosto de ler que gostas de me ler, realmente retrata muito a mistura que anda a pulsar dentro de meu ser, mas agora vou tirar uma Pestana , uma soneca, acabo de chegar em casa, almocei com meu filhote e esposa, e agora o sono bate , volto depois.

Abraces

mundy

Maria disse...

Bom dia!!!
Hoje acordei mais tarde, mas com chuva e frio lá fora, a caminha torna-se num oásis.
Bem só para completar o meu raciocínio de ontem pensar em Deus, ou em seres superiores, é tão antigo como o próprio Homem. Eu também penso e sou agnóstica e minha filha nem baptizada é.
Será que já leu o poema de Caeiro onde ele escreve sobre isso?
Lá vai:
“Pensar em Deus é desobedecer a Deus,
Porque Deus quis que o não conhecêssemos,
Por isso se nos não mostrou...

Sejamos simples e calmos,
Como os regatos e as árvores,
E Deus amar-nos-á fazendo de nós
Belos como as árvores e os regatos,
E dar-nos-á verdor na sua primavera,
E um rio aonde ir ter quando acabemos!...
É , natural que se pense em Deus, mais natural é quando passamos por problemas existenciais, conjugais, filiais, monetários, de saúde…Quantas vezes dou por mim a chamar por Ele ?
Quanto ao que escreve, a verdade é que não escreverá fluentemente , não utilizará a pontuação correcta, o seu discurso parece um emaranhado de ideias, mas não tem a ginástica mental de um Ricardo que adora ler, nem a facilidade de escrever dele proveniente não só do muito que lê mas de sua profissão. De qualquer forma é importante que o faça e verá que quanto mais escrever, mais facilidade tem em fazê-lo e também esse exercício funcionará como uma limpeza interior .
Penso que o conselho que ele lhe deu é o mais correcto, ler sem um enquadramento histórico é um profundo disparate, ler desgarrado do tempo e do espaço é “assassinar” o livro
Finalmente não está só. Ricardo está consigo ( que melhor companheiro poderia ter?) Eu vou lendo-o também e identificando-me em algumas circunstâncias . Aliás é-me muito mais fácil ler o que o senhor escreve, do que o que o senhor Ricardo escreve. Porque quando escrevemos gostamos de obter um retorno, uma resposta,O senhor Ricardo raramente o faz, o que dá a sensação que o que escrevemos (ou o que eu escrevo)é desinteressante e tão básico que ele nem resposta tem, enquanto que no senhor Mundy há feedback , e isso, certamente, me motiva muito mais a escrever. Claro que não possuo a capacidade de Ricardo, nem o conhecimento que têm um do outro, nem a amizade que partilham, nem estamos espacialmente perto ( mesmo que estivéssemos não partilho dos vossos gostos do Baco…rs)…enfim…escreva!
Um abraço
Maria e também Cristina(Maria Cristina)

Fê Mundy disse...

Bem Maria, o hábito de escrever vai se sedimentando em meu ser, realmante já fiz observação ao Ricardo, sobre o fato dele não responder as mensagens postadas, tenho experiencia em blogs e este canal de comunicação serve como expressão de ideias , o blog é uma nova maneira de se debater , argumentar, é lógico que blog nãop pode ser usado como canal para conversa instantanea, mas de fato quem escreve quer obter resposta, se escreves num Blog, eu quero que leiam a minha opinião e comentem , e responderei sempre na medida que me for possivel, se escreves num local, alguem argumenta e tu deixas sem resposta, é lógico que quem escreveu não irá gostar, mas com o tempo se ele tem a me ensinar muita coisa sobre leitura e escrita, eu terei a ensiná-lo, que deve responder aos outros , até por uma questão de educação, heheheheehhe.

Maria disse...

xiiiiiiiiiii, ele é super, mega educado, mas realmente peca nesse aspecto. Penso que quem falha sou eu, não tenho a ginástica mental dele e muito menos a bagagem filosófica.
Outra coisa, ele fala de questões filosóficas ou outras questões culturais , mas raramente dele.Ele é assim também pessoalmente?

Fê Mundy disse...

Sim O Ricardo pouco fala de si, é uma pessoa extremamente educada e reservada, é um bom ouvinte e também um bom amigo, sempre com bom papo e enorme bagagem cultural, eu sou o contrario dele, falo de mim com muita facilidade, esta minha maneira de ser e a dele, tem alguns defeitos, pois não é bom ser muito reservado e tapouco é bom ser bastante aberto, mas o cara é fenomenal no tocante a sua maneira de viver, e eu tenho muitos altos e baixos , estou num momento de baixa estima , e o fato de escrever tem me ajudado a abrir meu coração, faz me bem escrever sobre mim, mas é lógico que mantenho muitas coisas reservadas a mim, pois aos outros não interessam meus dramas, não venho aqui para pertubar as pessoas com meus dramas, mas mesmo assim sou bastante aberto no tocante a minha pessoa, estou tentando pensar num tema especial para colocar no Blog,mas falei ao telefone com o Ricardo e dei uns toques da forma que ele deveria agir no Blog, é logico que aos poucos vou aprender muito com ele no escrever e no que ler e ele irá aprender comigo como lidar com um blog, ou seja sou bastante pretensioso no meu intento de querer ensinar algo ao Nobre, pois tenho muito mais a aprender com ele, mas a vida é assim, E estou adorando a experiencia do meu Blog.

Abraces e SDS(saudações)
Mundy

Maria disse...

Bom dia!!
Concordo com o senhor em tudo o que escreveu sobre Ricardo... mas meu conhecimento dele é muito limitado. Gosto do conteúdo e da forma como escreve...
Quanto ao senhor, embora seja diferente ,também gosto do conteúdo. Enquanto o Ricardo fala essencialmente do pensamento dos outros, o senhor essencialmente dos seus...Não há ninguém errado, apenas maneiras de estar na vida diferentes .Todos temos algo para ensinar uns aos outros...
Eu de blogs nada entendo. Meu marido tem um sobre escalada(o hobby dele) e está cansado de me dizer para eu criar um também essencialmente sobre teatro e poesia.
Ops, meu marido acaba de despertar...É feriado aqui, novamente, e vamos sair.
Preciso ir.
Abraços

Ricardo disse...

Queridos amigos Fernando e Maria Cristina, antes de qualquer coisa, agradeço pelos comentários dirigidos a mim - tanto os elogios, quanto as "dicas" sobre utilização do espaço virtual.
Sobre a observação quanto à pontuação, amigo Fernando, imagino que Maria deu uma boa solução para não restringir seu fluxo criativo. Você escreve do jeito que quiser e depois só ajusta a forma do conteúdo nascido livremente. Você não perde a "força" natural do texto, mas o torna mais claro. Sobre a comparação com Saramago, deve perceber que aquilo faz parte do seu estilo, como a acentuação de Monteiro Lobato. Pode ver que Saramago não repete o estilo no seu blog pessoal.
Sobre o fato de eu escrever sobre o pensamento de outros - conforme diagnóstico da Maria -, não acho que seja totalmente verdade. O que ocorre é que a maior parte do que cito de outros é pelos ecos desses pensamentos em mim... ou seja, estou falando da minha alma mesma.
De qualquer forma, comprometo-me a tentar responder com mais rapidez aos posts e comentários dos amigos.