segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Natal!!!!!

Bem desde o dia 16 sem escrever, inspiração em falta, mas hoje faltando 3 dias para o Natal, data comemorativa e muito importante para os Cristãos, apareço e não vou escrever nada amargo, pois Quem gosta de Natal e toda a magia envolta na Comemoração, não merece ler aqui um Texto amargo, então tentarei escrever um Texto leve e doce como uma rabanada, é eu adoro rabanada, então se Natal é motivo para comer rabanada eu gosto dele, hehehehehehe.
Olha nem sempre fui uma pessoa que não gostava do Dia 25 de dezembro, lembro me que muito pequeno passavamos a data na casa de meus avós e padrinhos maternos no bairro do Engemho de Dentro, suburbio da antiga Central do Brasil, mais precisamente à rua Ana Leonidia, 133 apto 201, era muito legal a Reunião com meus Avós,Pais e Tios e Primos, principalmente para mim criança de pouco mais de 8 anos de idade, e lá se vai muito tempo, era 1971, meu falecido Pai seu Carlos Mundy, magro que nem um graveto, resolveu se fantasiar de papai Noel, e entrou pela Janela do Apartamento, isso mesmo meu Pai (Papai Noel) entrou pela janela, pois o prédio possuia uma marquise que serviu de acesso para meu Papai Noel, bem uma algazarra se formou entre a criançada, pois aquela epoca era Tradição botar os pequeninos para dormir cedo, para acordar após a meia noite do dia 24 e Ceiar todos e lógico que papai Noel já haveria de ter passado, mas neste ano a tradição foi mudada, pois Papai Noel iria vir ao Vivo, então as Crianças não foram dormir , tal a excitação dominante entre Todos, lógico que eu por ser o neto mais velho , era lógico o mais desconfiado, hoje tenho mais primos, mas em 1971, eramos Eu Mundy com 8, Marcelinho com 7, Claudinho com 4 e Aninha com 2, bem desconfiado eu estava pois de todos os adultos da familia, o único que não estava presente naquele natal Era meu pai, e ali Tio Zeca , Luiz, Maria Ignez, Maria Anita, Reinaldo, Jose Luiz,Tia Terezinha, Tia Do ceú,minha Mae Zélia, vovo Jose e Vovó Euridice e logo meu pai não estava ali naquela festa, mas papai Noel Chegou, carregado de Presentes e a ordem fora dada para todas as crianças irem para o quarto de meus avós Pois papai Noel Precisava ir Visitar outras crianças, então deveriamos sair do mesmo para a abertura dos presentes e Ceia natalina, mas eu como desconfiado ficara, obedeci a ordem em parte, fui para o quarto com meus primos, mas dei um jeitinho de ir para a janela ver se papai Noel partia em seu trenó, eis que sou surprendido com a Entrada de Meu pai pela janela, já sem a fantasia é lógico, e astutamente com meus poucos 8 anos , logo vi e percebi a armação, mas é lógico que sai em encontro a meu pai e o mesmo percebendo que eu iria botar a boca no trombone e denunciar a farsa, para meus primos mais novos, subornou me com a promessa de mais um presente extra, e assim o segredo ficou guardado por mais um tempo, hehehehehehehebhehe.Bem notem que tive uma falha de carater, subornei-me em troca de um regalo a mais, mas usem de seu espirito natalino e não me condenem, afinal era uma Criança com toda a magia daquela data, bem o natal sempre foi representativo para mim, mas conforme meus parentes foram indo para outras dimensoes , e principalmente após a perda de meus avós, a data para mim passou a ser associada a saudade que sentia dos que eram próximos a mim, hoje por diversos motivos não sou muito chegado a natal e virada de ano, mas participo, mas confesso como gostaria que aquela alegria de infancia, mesmo que passageira, tomasse meu ser este ano, pois afinal tenho um pequeno em casa de 3 anos que se amarra em Papai Noel, e diga-se de passagem meu Corpo hoje se aproxima mais de um Papai Noel , do que meu falecido pai que era magro demais, bem que todos tenham um Feliz Natal, e que parem para pensar no sentido do natal para quem é Cristão, a data é nascimento de Cristo e serve para muitas reflexoes e não este consumo exagerado, em que o comércio reclama a toda hora que o importante é vender mais do que o ano anterior e não estão nem aí para o significado do dia 25.

10 comentários:

Heloise disse...

Feliz Natal pra vc. e sua família, muita paz, saúde e amor.

Abraços Heloise e família

Ricardo disse...

Amigo, desejo-lhe, bem como à sua família, um ótimo Natal e muito boas entradas!

Anônimo disse...

Obrigado tanto a Ricardo e Heloise pelos votos, que o mesmo aconteça para vcs, que esta é a época de renovação , então que ela se faça presente em nossas vidas.

Sds

Mundy

Maria disse...

Senhor Mundy!
Que neste Natal a paz interior se faça sentir sempre.
Já agora, muitas rabanadas de amor, muitos chocolates de paz e muita música de alegria.
Maria

Anônimo disse...

Para vc Cristina e toda sua familia, um Natal de Grande Paz e amor, as rabanadas as comerei todas, pois tenho verdadeira paixão pelas mesmas,então para vc mando Pasteis de Belém recheados de Muito amor e alegria, e que as Pessoas sejam tocadas que Dia 25 é nascimento de Cristo.
Muita paz

Abraces

Mundy

Maria disse...

Senhor Mundy!!
Tomara que o vosso Natal tenha sido melhor e mais tranquilo que o meu. Minha mamãe e meu irmão vieram passar o Natal comigo. Minha mãe tem a doença de Alzheimer…precisa de cuidados redobrados. Mesmo sabendo isso , também sabemos que quanto mais se mexer melhor, dada a já avançada idade. Distraímo-nos e o resultado foi uma queda daquelas aparatosas. Resultado parte do dia de Natal passado no hospital, um olho negro, umas feridas causadas pelos óculos e muito sentimento de culpa dentro de nossos corações.
Senhor Mudy, quanto à noite de Natal, tomara que a tenha vivido com a alegria de uma criança, que seu filho o tenha contagiado, eles sempre o fazem, então o seu com 3 aninhos …que saudades tenho de quando minha filha, agora com 16 anos, tinha essa idade. Mesmo assim me deixo contagiar pela alegria dela e mais parecemos 2 adolescentes quando estamos juntas. Mesmo assim fica sempre a sensação que o tempo passa e não o aproveitámos como deveríamos, não o fizemos intensamente, deixando que muitas vezes o piloto automático se acenda e nossas vidas fiquem assim .
Mas estou a escrever-vos(a si e senhor Ricardo) por outros motivos. Ontem numa TV aqui de Portugal passou uma mini, mini reportagem sobre a comemoração dos 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa . Deve ter havido alguma explicação de falarem ontem nele se bem que não entendi qual uma vez que o mesmo nasce no dia de Santo António(daí o nome) e morre em Novembro. De qualquer forma falaram do único amor conhecido por Ophélia Queiróz. Aí, senhores, ele foi igual ao comum dos mortais. As cartas de amor que ele lhe escreveu poderiam ter sido escritas por qualquer um de nós, comuns mortais. Não sou apreciadora delas, esperava algo maior do meu poeta predilecto. Elas estão pejadas do mais comum , do mais trivial, como se o amor não fosse algo maior. O engraçado foi, contudo, os contornos que ele deu à coisa. Diverti-me imenso com os pormenores …Pessoa era realmente diferente. Imagine, senhor Mundy, que algumas vezes ele dizia a sua amada que “Hoje não vim eu mas o meu amigo Álvaro de Campos, engenheiro naval…”. Parece que a Ophélia odiava quando era o Álvaro e não o Pessoa que ia, porque embora fossem uma e a mesma pessoa, comportavam-se de maneiras diferentes. Pessoa é absolutamente fantástico, mesmo quando foi comum.
Bem quanto ao ano que vem aí, tomara que o senhor encontre a paz e o equilíbrio que tanto procura. Não o conheço, por isso dar palpites pode tornar-se , e torna-se certamente, num risco que não quero correr. Digo-lhe apenas que todos temos momentos em que duvidamos , todos mesmo. Somos bombardeados todos dias de imagens de vidas felizes, de pessoas que aparentemente são o equilíbrio personificado, mas aprenda a ver para além das aparências, para além das máscaras.
A resposta está sempre dentro de nós. Nós sabemos isso, mas parece que o código de acesso a essa verdade, foi jogado fora , temos apenas que o encontrar neste emaranhado , nesta miscelânea que por vezes é nosso interior.
Bem, parece que já voltei a navegar na maionese.
Se não nos contactarmos antes um feliz 2009, para si, seu pequenino, sua esposa e restante família.
Já agora também para quem o acompanha neste blog, senhor Ricardo e D. Heloísa, uma vez que a D. Andreia eu já desejei atrás.
Maria

Anônimo disse...

Senhora Maria, primeiro de tudo espero que Vossa Mãe esteja bem, aqui no condominio que moro tenho um amigo que a mãe também sofre de alzeihmer, e sei a luta que é para os próximos e os cuidado dobrados e imagino sua dor com o que aconteceu.Sobre a Noite de Natal, olha foi normal como qualquer outra noite, pois ceiamos antes da Meia Noite e antes dela já estavamos na cama, pois minha esposa no sabado dia 20 , Teve uma festa no condominio com chegada de Papai Noel de helicoptero e o presente do pequeno foi entregue no sabado pelo próprio paipai Noel, então no dia 24 para 25 nada havia para dar ao pequeno, devido aos fatos que sabe que passo, mas tudo bem, no dia 25 é que foi um pouco mais alegre, pois fomos almoçar na casa do meu Tio , e lá ganhou mais alguns presentes, mas sinto no Luiz Guilherme que ele não conjuga da euforia pela data como outras crianças, não pede nada para Papai Noel, é estranho, mas pode ser que o pequeno tenha pego meu hábito no útero da Mãe, pois eu não ligo para a data faz tempo, hehehehehe, ou seja eu sou um ranzinza e parece que transformei LUIGUI também, hehehehehehehe, sobre a série de Fernando Pessoa , no Brasil foi originalmente exibida em junho de 2008, mas uma TV a repetiu agora na época do natal, deve ter sido por isso que vc a viu, de maneira que eu não vi em junho, e pretendia ve la agora, mas não divulgaram dias corretos, pois é uma série em 4 episódios e só vi o segundo, é uma pena, tenho vontade de escrever a TV, assim como outros devem estar fazendo e rogar por repetirem a mesma com datas previamente divulgada.

Bem para o Ano novo que se aproxima espero estar mais Feliz, e corro em 2009 em busca de equilibrio, e ir sanando diversos problemas de ordem financeira, bem é isso com a cabeça cheio de dúvidas, mas por isso que pareça até mais calmo do que posso estar tentarei a resolução de muitas coisas, bem é isso minha amiga Maria, espero que passe bem de um ano para o outro, desejo a Ti,, sua Filha e vosso esposo ,assim como aos seu próximos um Feliz Chegada de 2009, que saúde e paz venham em abundancia para Vós e para mim também, heheheheheheh, pois ser egoísta como sou, eu também estou em busca de muita Paz e equilíbrio, hehehehehehehehe.espero que não se aborreças com meu egoísmo.


Feliz 2009, mas a gente se fala antes por este espaço virtual.
Fique em Paz , pois por hoje já tomei muito o Vosso Tempo.

Heloise disse...

Feliz ano novo

Desejo que no Ano Novo que se inicia você realmente...

Ouça as palavras que sempre desejou ouvir .

Pronuncie as frases que um dia desejou repetir.

Sinta a emoção que sempre esperou sentir.

Caminhe pelos trilhos que um dia desejou seguir.

Divida o carinho com quem sempre desejou repartir.

Abrace todos os amigos que sempre desejou reunir,

e viva a vida que sempre sonhou existir...

FELICIDADES TUDO DE BOM HELOISE E FAMÍLIA

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas palavras e que em 2009 vc alcance em dobro o que me desejou, que vc continue a visitar o Blog e que possamos trocar idéias e dividir nossas experiencias com todos que frequentam o espaço, que possamos ter mais sucessos do que obstáculos, e que neste mundo atual, possamos receber muita Paz e serenidade em nossos atos, fica na PAZ e um Grande 2009

Mundy e familia

Maria disse...

Para além da Curva da Estrada



"Para além da curva da estrada
Talvez haja um poço, e talvez um castelo,
E talvez apenas a continuação da estrada.
Não sei nem pergunto.

Enquanto vou na estrada antes da curva
Só olho para a estrada antes da curva,
Porque não posso ver senão a estrada antes da curva.
De nada me serviria estar olhando para outro lado e para aquilo que não vejo.

Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos.
Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer.
Se há alguém para além da curva da estrada,
Esses que se preocupem com o que há para além da curva da estrada.

Essa é que é a estrada para eles.
Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos.

Por ora só sabemos que não estamos lá .
Aqui há só a estrada antes da curva, e antes da curva. Há a estrada sem curva nenhuma."

Alberto Caeiro

FELIZ ANO DE 2009!
Maria