sábado, 13 de dezembro de 2008

Entrevista Globo News

Bem ontem estava assistindo TV e assisti uma entrevista com o Jornalista e Escritor Daniel Piza, ele lançou o Livro Aforismos sem juizo, que pesquisei na net e está num bom preço e deverei comprá-lo, o jornalista escreve uma coluna dominical no jornal Estado de São paulo, em que lança seus aforismos , o que o motivou a compilar as frases da coluna na publicação de um Livro, bem mas a motivação para escrever este Post não é nem para falar de Daniel e nem da entrevista dada ao Globonews(canal 40 da sky), mas sim de duas frases entre tantas do Livro que foram citadas e ele discorria sobre elas e seu significado, bem não vou falar o que as frases que guardei na memoria para escrever aqui, o que significaram para ele, pois é evidente que ele tem a opinião dele, mas eu quero é passar minha opinião e interpretação a respeito, pois o Titulo do Blog é Fragmentos de uma mente que pensa, então egoísta que sou , é lógico que a Mente que pensa ou pensa que pensa é a minha Pessoa e não dele, estou ficando pretensioso, hehehehehehe. Bem mas vamos as Frases :

" Quem espera cansa"
Bem a primeira é lógico que não é dificil interpretar que é inspirada no Dito popular "Quem espera sempre alcança", então a minha análise da frase nada mais é ,e espero que concordem ou discordem, é pelo fato de nós humanos numa forma de nos reconfortar dos fracassos e problemas, sempre lançamos mão desta frase, mas que em realidade se voce for ficar esperando algo acontecer para alcançar, voce vai é cansar mesmo, pois na vida não existe nada disso, o que mais me impressiona , são aquelas pessoas que dizem "se não aconteceu isso é por que Deus não quis", pera lá DEus não quis, voce é que não quis, pois tem um monte de coisa que eu não quero e dizem que Deus quer, mas não vou falar da minha tensa relação com o que chamam de Deus, hoje o papo é outro.Então concluindo quem espera algo é bom ter em mente que para alcançar, tem que se movimentar, não tem essa de esperar para alcançar, é ir em frente sacudir a poeira e seguir adiante, pois quem corre atras , chega sempre atrasado, pois o certo é correr na frente, hoje estou impossível, hehehehehe.
"A esperança Morre"
Outra que logo que se ouve ou le , sabe que é referencia a " A esperança é a última que morre", bem minha análise sobre este aforismo do Daniel, bem não tem essa não , pois as pessoas novamente numa forma de conformarem se com seu destino que não está provavelmente da forma que queriam se lançam neste conforto de sempre justificar que enquanto houver esperança há vida, sim tudo bem, mas a pessoa tem que se lançar na luta, não pode se tolhir achando que a esperança é a última que morre, pois se não houver a Luta, a procura, o buscar caminhos para uma nova realidade que se apresenta para voce, se entregando e tudo mais, o que ocorre é que a Esperança não é a última a morrer não, ela é a primeira, então no processo doloroso da experiencia de nossa Vida, temos que lançar nos em busca dos caminhos que nos libertem , sejamos sobretudo forte nos nossos passos, firme em relação ao olhar o horizonte, o interessante que até mesmo eu que tenho plena consciencia de que escrevo isto e que a forma que vejo é o caminho correto para que não tenhamos tantos percalços na nossa existencia, sou desobediente ao que prego, sei lá parece insano afirmar isso, mas pelo contrário estou perfeitamente são ao esccrever isto mas por mais paradoxal que possa parecer lanço a teoria mas a prática está longe de ser vista em ação, é neste sentido que tenho feito análise, pois como posso ter a noção exata do que preciso para me entender e enfrentar meus desafios, mas não o faço , não mudo, sei lá, explicação não há, vejo como um processo que tenha que vir a passar , experimentar , mas que não é lógico ter o sentimento exato do que passo, ter o remédio para curar o problema e não fazer uso do mesmo.
Deixo os agora, mas coloco uma interrogação e aí o que fazer ?

2 comentários:

Ricardo disse...

Seus comentários às frases são, no meu ponto de vista, totalmente pertinentes. A propósito desse tema, o Comte-Sponville tem um livrinho - no diminutivo pelo tamanho, e não pela qualidade - chamado "A felicidade, desesperadamente". Este foi o meu primeiro livro filosófico. Sponville apresenta a idéia de que a "esperança" é um mal. Aliás, já dizia Spinoza, "onde há esperança, há medo"... o medo de que o que se espera não se cumpra. Sponville destaca que é importante ter "potência" para realizar - ou seja, revela a importância da ação - e não "esperança" de que se realize - ou seja, inatividade acompanhada de expectativa.
No livro Sponville mostra que a esperança demonstra justamente a falta de potência para realizar algo. E um dos seus fantásticos exemplos é o seguinte: se você está no deserto, perdido e com sede, só pode esperar beber água... não está sob sua efetiva possibilidade de ação fazê-lo; ao passo que se você está vendo televisão, em casa, e sente sede, basta-lhe ir à geladeira e pegar a água. Resumo, quem efetivamente pode, não espera.
Lição... prepare-se para poder mais, para ter que esperar menos.

Anônimo disse...

Amigo, é por aí mesmo o caminho a seguir.