terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Mudanças..........

Hoje queria poder estar em Visconde de Maúa, para quem não conhece esta pequena cidade ao alto da Serra da Bocaina, é um lugar de materialização e energia muito bom, em Mauá encontramos a conjungação de Natureza com seres humanos de alma hospitaleira, este Municipio carioca, ainda é celeiro dos Velhos Hippies , eu não me sinto atraído pelos dogmas que os Hippies defendem, mas neste momento me faria muito bem, estar naquele local de intensa energia, lendo um bom livro, debaixo de um edredon e com uma Taça de Vinho a mão, refletindo sobre minha vida, penso em largar trabalho por alguns dias para ficar em contato com aquele local de intensa troca de fluídos positivos, como é Bonito Mauá, como me faz bem estes lugares rústicos, sinto que minha vida pede isto,mas ao mesmo tempo vem a minha cabeça como fazer para sobreviver , eu me viro,mas sei que não é justo impor meus desejos a Mulher e filho, mas também é preciso que eu faça isso ,nem que seja sozinho, doerá em minha alma não ter a companhia deles, mas quem sabe não será através de um isolamento por dias a força que eu precise adquirir, pode ser a tão sonhada renovação em mim , eu tenho desejo de morar em locais com Mauá, cito vários que conheço e outros que desejaria conhecer, dos que conheço, adoro Mauá, Lumiar,Penedo, todos locais com intenso frio e muito verde, dos que gostaria de conhecer melhor cito Itamonte em Minas Gerais, e Lavras Novas também em Minas, dos que não conheço tenho intensa curiosidade em conhecer Tiradentes em Minas e Machu Pichu no Peru, ou seja são poucos os locais que conheço e que desejo conhecer, mas que sei que minha alma se sente bem ou se sentiria bem, convenço me que não sou Urbano, mas construi minha vida na Cidade, e talvez aí esteja minha grande batalha e crise existencial, como romper os laços com a cidade, não tenho condiçoes financeiras para jogar tudo para o alto e me jogar de cabeça em morar Fora dos Grandes Centros, não posso me dar ao luxo neste momento de fazer isso, mas está na hora de pensar mais seriamente se não seri preciso uma forte guinada em minha vida, para realizar este desejo, será que está chegando a hora de eu me separar desta vida que não me satisfaz e ir em busca da minha satisfação pessoal, é muito egoísta pensar desta forma, mas sinto me um frustrado atualmente, amo demais meu filho para aceitar me separar dele neste momento ou em qualquer outro, mas ao mesmo tempo não me satisfaço mais em viver em sociedade urbana, estou diante de um conflito, mais um na minha existencia, não sei realmente o que fazer, estou em dúvida e com isso mais uma coisa a me preocupar, a incomodar meu ser, sigo insatisfeito na cidade junto aos que amo ou me liberto e vou em busca do meu encontro, um caminho ou outro serão decisoes egoistas, mas alguma coisa há de ser feita, não posso viver na angústia atual.

8 comentários:

Ricardo disse...

Mundy, uma das citações que mais gosto na Filosofia é de Ortega y Gasset, e diz:"Eu sou eu e minhas circunstâncias... e se não salvo a elas, também não posso salvar a mim". Lembro-a para dizer que sua "liberdade" é restrita às suas circunstâncias... a não ser no caso de uma "revolução". Parece-me uma utopia - no pior sentido... algo como um "sonho vazio" - falar sobre mudanças que não se pautam na realidade de uma vida de casado e de "trabalhador" - ainda que seja o dono do negócio.
A frase de Gasset lembra que as circunstâncias também formam a minha essência. Mas, além disso, que para "salvar" a mim - no sentido existencial, e não religioso, obviamente - é necessário que essas "coisas em torno" - as "circunstâncias" - também sejam transformadas.

Heloise disse...

Essa semana foi enrolada pra mim, por isso andei sumida, mas continuo aompanhando mesmo que rapidamente o seu blog. Bom fim de semana.

Abraços

Heloise disse...

oops.. *acompanhando....

Maria disse...

Bom dia , senhor Mundy.
Para mim as semanas são sempre enroladas. Para cúmulo hoje acordei mais tarde, o cansaço de final do 1º período lectivo, aqui,a fazer das suas.
Li o que o senhor escreveu e as respostas , sempre sábias,
do seu amigo Ricardo. Uma delas gostei particularmente , quando escreveu “quem efetivamente pode, não espera”. Fez-me lembrar uma passagem da “Tabacaria” “ Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara. Quando a tirei e me vi ao espelho tinha envelhecido”.
Quem espera realmente estagna, mas , no seu caso seria prudente desesperar e partir?
Pensa que não dá ganas , a muita gente simplesmente partir, mas…e depois? Casamos, temos filhos, construímos um mundo e de repente quando damos por nós estamos cheios de doces prisões. Quer uma maior que a prisão do olhar do seu filho, a prisão dos braços de sua esposa? Poderá, algum dia deixar isso tudo para trás e correr atrás de um sonho que pode não passar disso mesmo?
Sou prolifera em sonhos, acho que um dia abrirei um negócios de vendedora de sonhos. Tenho de todos os feitios , de todos os tamanhos. Se tivesse agora os meus 20 , sem filhos, sem marido certamente que partiria,, certamente que me daria a mil aventuras, mas…
Afinal também partilho do gosto do Ricardo pela citação de Ortega e Gasset “ Eu sou eu e minhas circunstâncias”.
Meu marido já acordou aqui, o silêncio foi interrompido pela cantarolada matinal do senhor meu marido. Em outras vidas deve ter sido árabe, todas manhãs acorda a cantar algo semelhante às cantigas árabes. Tomara que seja só o cantarolar, que não dê para também arranjar um harém, não sou muita dada à partilha da “propriedade privada”..rs
Preciso ir.
Um abraço e sobretudo olhe à sua volte e tente usufruir do que teme As verdadeiras mudanças estão dentro de si
Maria

Anônimo disse...

Tudo bem, a semana também foi complicada para mim, Bom Fim de Semana.

Anônimo disse...

Obrigado Maria, vá cuidar de sua familia, mas o que me prende realmente é a familia, mas alguns elos já não são tão fortes assim, então é preciso repensar muitas coisas, é lógico que nada deve ser feito de forma irracional, sobretudo quando há quem dependa de voce, mas a vontade de ir ao encontro de novos desafios ,fazem me refletir e buscar inspiração em outros lugares, mas muitas vezes se prender a algo , não nos é útil, de que adianta se mais tarde poderemos cobrar de outro a Frustração de não ter tentado outros caminhos, é bom apenas que a gente reflita sempre na boa atitude a tomar ou não, mas não há como medir o quanto isto pode ou não estar fazendo mal a um ou ao outro, bem é uma questão muito mais complexa, como complexa anda a minha mente, não há objetivo algum em partir em buscas de algo novo, e neste contexto os próximos estão inclusos, mas também não há como recuar, caso a pessoa queira novos horizontes e os proximos não conjugam dos mesmos interesses, então não é direito um ou outro se tolhir se não conjugam dos mesmos ideiais.
A Vida não é prisão.E sim liberdade em suas escolhas.

Abraces
Mundy

Maria disse...

Antes de ir para a escola queria deixar-lhe o endereço para a audição de 2 músicas, ambas escritas pela mesma pessoa- António Variações.
A 1ª é cantada por ele tb, a 2ª a música e a letra são dele mas foi gravada há poucos anos e ele já morreu há mais de 20, no entanto continua actual e tocante.
Tomara que goste.

Lá vão os endereços do youtube...

http://video.google.com/videosearch?q=muda+de+vida+humanos&www_google_domain=www.google.com&hl=pt-PT&emb=0&aq=0&oq=muda+de+vida#
A outra-


http://video.google.com/videosearch?hl=pt-PT&q=estou+al%C3%A9m&um=1&ie=UTF-8&sa=X&oi=video_result_group&resnum=4&ct=title#

Ou as letras, procure "muda de vida "+ "humanos http://groups.msn.com/Bola-de-Neve/letra.msnw
e -"estou além"+ "antónio variações",
http://lenadagua.com.sapo.pt/tuaqui/estoualem.htm
Vai gostar das letras certamente, porque talvez a pronúncia e a música portuguesa não goste tanto.

Quanto ao resto como se diz aqui "quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro". Eu apenas estou a dar tiros no escuro, ou pior estou a correr o risco de me chamar "Velho do Restelo".
Preciso ir. Tenha uma semana repleca detranquilidade.

Maria disse...

"replecta"...ops